Rio de Janeiro,

Tomada de Decisões
 "A Tomada de Decisões precisa ser a principal referência para as Empresas que praticam o Modelo Cognitivo"

Moeda dos Negócios

 Grande parte do tempo dos gestores em empresas de qualquer setor e porte é dedicado ao Processo de Produção de Decisões Corporativas, estamos falando de pelo menos 85% do seu tempo produtivo. Considerando que existem dezenas, as vezes centenas ou milhares de gestores em uma mesma empresa, seria bom que suas Decisões Corporativas fossem no mínimo efetivas. Se isso não acontecer, não vai adiantar rezar e nem fazer promessas. O Processo de Produção da Decisão Corporativa é o centro de gravidade do Modelo de Empresa Cognitiva, uma das competências essenciais exigidas como pré-requisito. Por isso dizemos que a Decisão Corporativa é a Moeda dos Negócios. Desperdício Estudos mostram que quase 95% dos gestores não tiveram um treinamento "adequado" em Produção de Decisões Corporativas, simplesmente atuam com base em suas experiências acumuladas durante a vida profissional e até pessoal. Por sua vez as Instituições de Ensino em seus cursos sobre negócios também não possuem uma disciplina específica para a "Tomada de Decisões" o que acaba agravando o problema. Pois é, pensamos que já tinha passado da hora mais ainda há tempo. No Modelo de Empresa Cognitiva não existe espaço para gestores que não dominam a arte e a ciência do Tomada de Decisões Corporativas e seu respectivo Processo de Produção. Em outras palavras, não adianta ter uma estrutura complexa trabalhando para você se você não vai saber como extrair o seu real potencial. Seria um grande desperdício. Design das Decisões Corporativas O Design da Decisão Corporativa é um dispositivo de aquisição da Linguagem de Gestão vigente na Empresa. É preciso promover o Design das principais Decisões Corporativas no âmbito do Modelo ou Plano de Negócios e compartilhar com todos os gestores visando a plena compreensão do padrão estabelecido. A ideia é que se qualquer Decisão for tomada por qualquer Gestor, certamente o padrão de Design da decisão será utilizado por todos. Isto significa, que todos trabalharão com as mesmas referências, o que é muito bom mas não é suficiente. Também é necessário que todo o desenvolvimento da Decisão (raciocínio) seja documentado inclusive o feedback de desempenho. Estaremos criando então uma Rede Neural Corporativa, isto é, o registro de todo o raciocínio de todas as Decisões executadas, que juntamente com seus respectivos Designs, farão parte da Arquitetura Cognitiva Corporativa. Passarão então a ser Ativos de Conhecimento, a unidade de alimentação cognitiva. Esse procedimento vale para a Resolução de Problemas, Formulação de estratégias, Gestão da Franquia do Consumidor, etc. Decisões Corporativas x Raciocínios Cognitivos As Decisões Corporativas podem ser produto das interações de vários tipos de raciocínio: Impulsivo, Analítico (indutivo e dedutivo), Convergente, Analógico, Metafórico, Intuitivo, Divergente e Abdutivo. Cada contexto e situação exigirão dinâmicas diferentes não só em função da precisão, prazo, incerteza e relevância das Decisões Corporativas demandadas, como também dos Mecanismos Cognitivos latentes. Conclusão O Modelo Cognitivo só terá sucesso quando os Gestores dominarem a arte e a ciência de tomar Decisões Corporativas no âmbito do Modelo ou Plano de Negócios da Empresa.

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