Rio de Janeiro,

Sobre as Empresas Cognitivas
Arquitetura Cognitiva Corporativa
Arquitetura Cognitiva Humana

Identidade

      O conceito de Empresa Cognitiva ainda é muito recente no mundo da Gestão Empresarial e por isso não tem seu espaço semântico devidamente estabilizado. Várias empresas estão apresentando suas percepções sobre o tema defendendo suas ideias e visões do futuro a fim de conquistar maior aprovação e adesão por parte do Mercado.

 

      Para que você possa entender mais precisa e claramente o perfil de uma Empresa Cognitiva criamos esse site na intenção de transformá-lo em um espaço único e inédito que expresse o estado da arte do tema "Empresa Cognitiva". Para começar vamos falar sobre algumas características da Empresa Cognitiva.

 

Missão

 

       A missão de toda Empresa Cognitiva é apoiar o Processo de Produção de Decisões Corporativas por meio da fusão de ativos de conhecimento oriundos de Arquiteturas Cognitivas Humana e Corporativa. É atuar como uma extensão da Arquitetura Cognitiva Humana visando potencializar a qualidade e produtividade das Decisões Corporativas, o que poderia ser considerado uma Vantagem Competitiva.

 

Competências

 

        Para cumprir essa missão a Empresa Cognitiva precisa possuir três competências essenciais:

 

a) Processo de Produção de Decisões Corporativas

b) Gestão de Conhecimentos

c) Arquitetura Cognitiva Humana e Corporativa

 

        Desenvolver essas competências não é uma tarefa fácil pois envolve ironicamente a tomada de muitas decisões corporativas como por exemplo: quebra de paradigmas, mudança de cultura institucional e coragem de começar um projeto sem precedentes. Usualmente, os acionistas não gostam muito disso.

 

Mobilização

 

         A Decisão de migração de um modelo não cognitivo para um cognitivo envolve a aprovação, mobilização e comprometimento das seguintes partes interessadas:

 

a) Governança Corporativa

b) Liderança

c) Gestores

d) Colaboradores

e) Acionistas

 

Vantagens e benefícios

 

          Entre as principais vantagens a serem conquistadas pelo Modelo Cognitivo podemos citar:

 

a) Decisões Corporativas mais rápidas e efetivas

b) Maior disponibilidade de Ativos de Conhecimento durante a produção da Decisão Corporativa

c) Maior fluência da Linguagem de Gestão vigente

d) Maior nivelamento de referências corporativas entre os gestores

e) Maior foco no Design dos elementos do Plano de Negócios

f)  Maior efetividade, competitividade, lucratividade e sustentabilidade da Empresa

e) Maior domínio tecnológico por parte da Empresa (conhecimento explícito do Know-How)

 

Plataforma Digital Cognitiva

 

         A empresa irá precisar no curto ou médio prazo de uma Plataforma Digital Cognitiva para viabilizar a dinâmica de uma Empresa Cognitiva. A Plataforma deverá abrigar todos os ativos de conhecimento gerados a partir do Planejamento e Execução da Cadeia de Valor da Empresa e atender ao conceito de ser reconhecida como uma extensão dos processos cognitivos humanos.

 

         É importante entender que a Plataforma Digital Cognitiva "não pensa", ela somente busca informações similares válidas sobre as demandas (Decisões, Resolução de Problemas, Questões, Situações) a partir dos Ativos de Conhecimento carregados continuamente pelos colaboradores visando "simular" nosso pensamento. Mecanismos de busca (SEO) / Redes Neurais Artificiais, Pensamento Analítico e Conteúdos são três requisitos fundamentais para uma ferramenta que se propõe a "simular" nosso pensamento.

 

         Quanto maior for o número de elementos do Plano de Negócios com o Design especificado juntamente com o históricos de suas execuções, quanto maior for o número de experiências registradas pelos processos cognitivos corporativos, maior será a capacidade da Plataforma responder perguntas e oferecer alternativas de conduta. Tal fato precisa ficar bem claro para

as empresas que embarcarem nessa nova jornada.

 

          Outra característica importante de uma Plataforma Digital Cognitiva é a promoção do compartilhamento e da colaboração durante o processo de Produção de Decisões Corporativas, ou seja, várias pessoas podem participar do processo, viabilizando um estilo de gestão genuinamente participativo.

  Info Advisers Associates

Avenida das Américas nº 2480 gr 211 bl 2 Victory Lead Américas  CEP: 22631-004

 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil

e-mail: iadv@infoadvisers.com.br       Telefone: 21 3556-8668   Celular: 21 99769-1226

Políticas de Privacidade

Copyright © 2016 - LIVRE Business Design