Rio de Janeiro,

Córtex Corporativo

Conceito de "Córtex Corporativo"

 

      O Córtex Cerebral é a fina camada de substância cinzenta que reveste o centro branco medular de todo encéfalo. Trata-se de uma das partes mais importantes do sistema nervoso.

 

      No Córtex Cerebral chegam impulsos provenientes de todas as vias da sensibilidade que aí se tornam conscientes e são interpretadas. Do córtex saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários e com ele estão relacionados os fenômenos psíquicos.

 

      Com o desenvolvimento da tecnologia, descobriu-se métodos para estudar as várias áreas e funções cerebrais que comandam o corpo. Um desses métodos é a Ressonância Magnética Funcional, um exame não invasivo capaz de mapear o funcionamento de diferentes áreas corticais.

 

      Os seus resultados tem sido importantes, pois com a identificação das áreas, pode-se fazer diagnósticos clínicos de pacientes, pesquisas na área médica onde são identificadas as áreas motoras, sensitivas, cognitivas e áreas relacionadas com a memória, bem como,

programações para as cirurgias no cérebro.

 

      Analogamente, podemos projetar o Córtex Corporativo a partir da anatomia do Córtex Cerebral. O Córtex Corporativo reúne as Funções Corporativas essenciais ao desenvolvimento e manutenção do negócio visando sua sobrevivência e lucratividade.

 

      Também conhecido na literatura de Administração como "Cadeia de Valor"  o Córtex Corporativo é dividido em 4 camadas:

 

      1) Processo de Negócio: Formada pelas Funções Corporativas associadas diretamente a geração de receitas: Marketing, Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento de Canais de Vendas, Vendas, Produção, Logística, Faturamento, Cobrança, Serviço de Atendimento ao Consumidor.

 

       2) Fornecedores internos: Composta por Funções Corporativas associadas indiretamente a geração de receitas e que apoiam o Processo de Negócios: Gestão do Estoque, Compras, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Finanças, Jurídico e Serviços Gerais.

 

       3) Suporte estratégico: Constituída por Funções Corporativas associadas ao desempenho do negócio: Planejamento Estratégico, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos, Gestão de Experiências, Gestão de Custos, Gestão do Orçamento, Gestão do Design do Negócio, Gestão de Operações do Negócio.

 

        4) Governança Corporativa: Formada por Funções Corporativas associadas à gestão do negócio: Gestão da Governança, Gestão de Processos, Gestão de Riscos, Gestão de Compliance, Gestão de Controles Internos e Gestão da Auditoria.

 

        As Funções Corporativas expressam a "tradução" do Plano de Negócios em um Modelo Operacional responsável por garantir que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados considerando a missão institucional da Empresa. Por este motivo, cada Função Corporativa deve possuir um Plano Funcional e um Orçamento alinhado e integrado com os Planos e Orçamentos das outras funções promovendo o Plano e Orçamento Corporativos.

 

        O Córtex Corporativo é o elemento cognitivo que promove a plena consciência do negócio por parte dos gestores. Todas as Funções Corporativas operam no limite do Modelo ou do Plano de Negócios da Empresa.

 

        O Córtex Corporativo é a principal referência para o desenvolvimento de Sistemas de Informações de qualquer natureza que tenham por objetivo promover maior produtividade na Cadeia de Valor da Empresa. A modelagem dos sistemas de informações deve contemplar todas as Funções Corporativas essenciais.

Propósito do Córtex Corporativo:

Expressar o Plano de Negócios no Modelo Operacional do negócio

Princípios do Córtex Corporativo

Promover o desempenho das Funções Corporativas em todas as camadas

Promover a consciência em relação as funções essenciais ao negócio

Garantir o alinhamento e integração de todas as Funções Corporativas

Fatores Críticos de Sucesso:

Design das Funções Corporativas

Gestão Integrada do Desempenho das Funções Corporativas

  Info Advisers Associates

Avenida das Américas nº 2480 gr 211 bl 2 Victory Lead Américas  CEP: 22631-004

 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil

e-mail: iadv@infoadvisers.com.br       Telefone: 21 3556-8668   Celular: 21 99769-1226

Políticas de Privacidade

Copyright © 2016 - LIVRE Business Design