Rio de Janeiro,

Arquiteturas Cognitivas
 "O primeiro passo que uma Empresa precisa dar em direção ao futuro é entender o potencial de integração das Arquiteturas Cognitivas Humana e Corporativa"

Observando a natureza

   O maior INSIGHT presente no Design de uma Empresa Cognitiva é a intenção estratégica da Arquitetura Cognitiva Corporativa se posicionar como uma extensão da Arquitetura Cognitiva Humana.

 

    Esse pensamento "analógico" derivado da neuroanatomia humana desenvolveu a percepção da LIVRE Business Design em relação a como fornecer maior potencial cognitivo ao Processo de Produção de Decisões Corporativas. Verificamos que as empresas de uma maneira geral não se preocupam com a "Logística Cognitiva" e por isso colecionam um sem número de Decisões Corporativas de baixa efetividade.

 

     A analogia entre as Arquiteturas Cognitivas Humana e Corporativa promove um resultado cognitivo muito maior que a soma das partes considerando não só a qualidade e tempestividade das Decisões Corporativas, como também seus efeitos colaterais como o alinhamento de pensamentos cognitivos, o aumento do desempenho do Negócio da Empresa, a melhoria da fluência da Linguagem de Gestão Corporativa, o aumento do valor da Empresa face ao Acervo de Ativos de Conhecimento acumulado (ativos intangíveis), etc.

 

    Aplicando o Pensamento Analógico

 

      Estudando a Arquitetura Cognitiva Humana verificamos que a Arquitetura Cognitiva Corporativa poderia ter a mesma similaridade funcional que os processos mentais de:

 

       a) Instinto

       b) Consciência

       c) Inconsciência

       d) Inteligência

       e) Memória

       f)  Raciocínio

       e) Redes Neurais

 

       Quanto as Funções Cognitivas e Mecanismos Cognitivos, atuam somente na Arquitetura Cognitiva Humana. Em relação aos raciocínios atuam com base na fusão de Ativos de Conhecimento derivados das duas arquiteturas. Abaixo apresentamos um quadro resumo das Arquiteturas Cognitivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     "Conheça a si mesmo e a seus inimigos e vencerá todas as batalhas", SUN TZU. Muitos gestores ainda desconhecem os ensinamentos milenares deste inesquecível general chinês. Muitos gestores ainda desconhecem a dinâmica cognitiva humana e por este motivo ficam reféns  dos Mecanismos Cognitivos.

 

      Para tomar Decisões Corporativas é preciso entender a sua própria Logística Cognitiva. Não podemos pecar por não conhecermos a nós mesmos. Não conheceremos o futuro continuando a fazer escolhas erradas.

 

Conclusão

 

       O Modelo Cognitivo não terá sucesso se não conhecermos a nossa própria Arquitetura Cognitiva, se não entendermos a dinâmica da nossa Logística Cognitiva.

  Info Advisers Associates

Avenida das Américas nº 2480 gr 211 bl 2 Victory Lead Américas  CEP: 22631-004

 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil

e-mail: iadv@infoadvisers.com.br       Telefone: 21 3556-8668   Celular: 21 99769-1226

Políticas de Privacidade

Copyright © 2016 - LIVRE Business Design