Rio de Janeiro,
Conceito de "Inteligência Corporativa":
Propósito da Inteligência Corporativa:
Lapidar o Pensamento Estratégico
Princípios da Inteligência Corporativa:
Capitalizar as práticas mais efetivas e os insights gerados no exercício da Gestão do Negócio
Fator Crítico de Sucesso:
Cultura orientada para a Gestão de Conhecimentos
Buscar o desenvolvimento contínuo de Inteligência Corporativa
Promover a fusão das Inteligências dos Gestores e Corporativa
Plataforma Digital Cognitiva
Natureza do raciocínio:
Divergente, Abdutivo, Lateral
Representar uma vantagem competitiva para a Empresa
Dicionário de Inteligência Competitiva
Lembrando o conceito de Inteligência humana: Capacidade de desenvolver julgamentos, entender ideias complexas, adaptar-se com efetividade ao ambiente, aprender com a experiência, engajar-se nas várias formas de raciocínio e superar obstáculos mediante o pensamento.
Segundo a teoria de Gardner possuímos 8 inteligências distintas que são relativamente independentes entre si. Cada uma é um sistema separado de funcionamento, embora esses sistemas possam interagir para produzir o que os autores chamam de "Desempenho Inteligente".
Analogamente, já identificamos mais de 16 inteligências corporativas, muito presentes nos contextos de Gestão Empresarial: Inteligência de Negócios, Inteligência Competitiva, Inteligência Funcional, Inteligência Operacional, Inteligência Analítica, Inteligência Social, Inteligência Cartográfica, Inteligência Contextual, Inteligência Linguística, Inteligência Cultural, Inteligência Financeira, Inteligência Coletiva, Inteligência Ecológica, Inteligência Tecnológica, Contra-inteligência e Dossiês.
Entendemos que a Inteligência Corporativa pode assumir o mesmo perfil funcional da Inteligência Humana e pode ser conceituada como: Capacidade de identificar novos conceitos, práticas efetivas, insights e entender novos significados a partir de raciocínios cognitivos.
É o resultado da reflexão das informações produzidas pela Consciência Corporativa, Inconsciência Corporativa e Instinto Corporativo. Acesse o link abaixo para melhor entendimento.
Link de acesso: O Design da Inteligência
Veja o exemplo de um Dicionário de Inteligência Competitiva. Ele foi escrito a partir de uma sessão de Coaching de três horas de duração por um Business Designer. Imaginem se houver a participação de mais colaboradores da Empresa!
Link de acesso: Dicionário de Inteligência Competitiva
Info Advisers Associates
Avenida das Américas nº 2480 gr 211 bl 2 Victory Lead Américas CEP: 22631-004
Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil
e-mail: iadv@infoadvisers.com.br Telefone: 21 3556-8668 Celular: 21 99769-1226
Políticas de Privacidade
Copyright © 2016 - LIVRE Business Design